quinta-feira, 26 de julho de 2012

O mito do moto-contínuo

O moto-contínuo ou moto-perpétuo seria uma máquina que geraria mais energia do que consome, funcionando para sempre de forma autônoma. Essa sobra de energia poderia ser usada para outras finalidades.
É relativamente comum se acreditar ter a receita para o moto-contínuo. Alguns já me contaram seu segredo e pediram sigilo absoluto. Não acredito que esteja traindo este pedido ao falar do assunto aqui, até porque esta quimera é uma das mais antigas da humanidade e foi sempre muito popular.
Como são já várias pessoas as quais tento convencer do absurdo sem sucesso, vou tentar com este post trazer um pouco mais de luz sobre o tema.
Desculpe meu amigo, mas não resisti.
O filme brasileiro Kenoma de 1996 retrata as frustradas tentativas de Jonas e Lineu na busca pelo tão almejado moto-perpétuo. Em um lugarejo do nordeste a luta pela conversão de um moinho em um moto-contínuo chega às raias da loucura.
Na idade média muita gente se dedicou a esta busca e Leonardo da Vinci já declarava sua impossibilidade.
Normalmente os projetos são de uma roda com pesos que se movimentam conforme a mesma vai girando, dando a falsa impressão que o movimento dos pesos acrescentaria uma força a mais que manteria o dispositivo rodando sem parar.
A falha na idéia está relacionada às leis da termodinâmica e de conservação de energia, nas quais a energia não pode ser criada, ela pode ser transformada, mas jamais criada a partir do nada.
A fusão e fissão nucleares convertem matéria em energia, respeitando a equação deduzida por Albert Einstein E=mc² (energia igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado). A matéria deixa de existir, é convertida em grandes quantidades de energia. O sol, os reatores nucleares e as bombas A e H geram energia descomunal desta forma. Já o moto-contínuo pressupõe a geração espontânea de energia, o que não é possível.
A obra de ficção de Isaac Asimov, Os Próprios Deuses, conta como Frederick Hallam encontrou um elemento químico impossível de existir no nosso universo, e dessa forma descobriu um universo paralelo. Essa descoberta permitiu a Hallam construir a “Bomba de Elétrons” que através da troca de matéria entre os dois universos gerava energia infinita para a Terra.
Voltando para a realidade, o que se propõe com a idéia da mítica máquina esbarra no fato de um dispositivo girante ter atrito e assim perder energia na forma de calor, mesmo que a energia mecânica não seja aproveitada.
Encontrei um sujeito que vende no Mercado Livre um dispositivo que economizaria combustível no carro da seguinte forma: a energia elétrica da bateria faz eletrólise separando o oxigênio do hidrogênio e este é injetado junto com a gasolina para a queima nos cilindros. Pois bem, a queima do hidrogênio gera água. Mas é a água que é novamente dividida pela energia da bateria, que é gerada pelo alternador, que por sua vez é girado pelo motor. Em suma um moto-contínuo físico-químico. Tentei sem sucesso argumentar com o vendedor, que segue vendendo o produto “milagroso”.
Já uma balela milionária é o Ron Scorpion, um carro superesportivo que faria o mesmo levando o carro a 300 km/h e fazendo 20 km/l. Essa é de matar, os espertos cobram 150 mil dólares para reservar o carro que ainda será fabricado. Só acredito vendo, mas duvido de qualquer sucesso. Aliás, tenho visto diversas vezes anúncios de lançamento futuro de carros que fariam mais de 25 km/l. E é sempre conversa fiada.
Tentar dissuadir as pessoas do intento de construir um moto-perpétuo, visando a que elas não desperdicem seu precioso tempo nesta idéia infrutífera pode ser questionável, uma vez que os inventores muitas vezes têm de fugir dos catedráticos e céticos para inovar, porém as leis da física não podem ser burladas.

 A máquina de Da Vinci

A do filme Kenoma 






17 comentários:

  1. Correto !
    Os inventores e as pessoas Criativas não estão nem aí para essa ou aquela lei!
    Dominar o fogo era impossivel!
    Muita coisa que era impossivel hoje não é mais!
    basta estudar um pouco, para perceber que muitas leis e regras ja foram mudadas no decorrer da historia humana!
    Se Energia nao pode ser Criada ( como o universo se iniciou ) ( A teoria do big bang que afirmam estar correta por diversos fatores estaria então errada ? )( e a teoria das Super Cordas que Criam Particulas e energia!)
    Todas essas Teorias São de Grandes cientistas!
    Más entram em contradição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A teoria do Big Bang pressupõe uma instância única e não aborda o t=0, somente o t>0. Não se ocupa do antes ou o porquê. São perguntas que fogem de qualquer explicação plausível. Se o Universo foi formado pelo Big Bang, não havia Universo antes e as leis deste nosso Universo não podem, ou pelo menos, não devem ser extrapoladas para um evento anterior. Talvez as leis da formação do nosso Universo sejam outras, podem ser totalmente estranhas ao nosso Universo atual. Quanto a Teoria das Cordas, não existe a criação de partículas ou energia, existe o comportamento como partícula e/ou energia, algo já esmiuçado pela mecânica quântica, mas que na Teoria das cordas foi usado numa tentativa de conciliar mecânica quântica com relatividade.

      Excluir
    2. As leis da física e teorias do universo já mudaram vária vezes. ao decorrer da história !
      Sim a Terra é quadrada!
      Sim existe a possibilidade de fazer energia renovável moto perpetuo>
      só os homens ainda não encontraram a forma certa de usar
      a gravidade, impulso, sincronismo, calor e energia cinética.

      Excluir
  2. Fazendo uma Correção!
    Leonardo Acreditava na possibilidade de um moto continuo,
    Hoje em dia dizem que ele tentou provar o contrario!
    Só que ele não teve sucesso nessa idéia! Más para felicidade da Humanidade ele teve sucesso em muitas outras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que Leonardo da Vinci inicialmente acreditou na possibilidade, mas ao testá-la acabou se convencendo que não era possível.

      Excluir
  3. Como os eletrons giram sem parar?
    nada se cria, nada se perde!
    CONTRADIÇÃO!

    ResponderExcluir
  4. Publicado em um jornal brasileiro!
    O corpo humano jamais resistirá a incrivel velociade de 40 Km por hora!
    Isso na inauguração da primeira Maria Fumaça!
    Isso Realmente é verdade!
    CAIR DE CABEÇA A 40 KM É FATAL! (USE CAPACETE)
    E ESTARA QUEBRANDO A REGRA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certíssimo. A abordagem pode estar errada, de qualquer forma muita coisa pode ser derivada de uma tentativa frustrada. Talvez algum novo invento até saia de uma tentativa, talvez um material com menor atrito que o Teflon, por exemplo. Especulações ...

      Excluir
  5. PIRAMIDES SÃO IMPOSSIVEIS!
    ALGUEM FEZ E JOGOU A RECEITA FORA!
    POR QUÊ !!!

    ResponderExcluir
  6. Existe muito sensacionalismo nesta área. Pirâmides são altamente estáveis e óbvias, foram construídas em diversas culturas. Não há grandes problemas de engenharia para construí-las. Há sim um esforço fabuloso em suas construções.

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Todas as respostas acima! Parecem ser contra!
    Más eu acredito que algumas coisas já sabem a favor do mito! (moto continuo)
    Eu conheci Um professor de fisica ( com faculdade tambem em matemática e quimíca! e ele não só me disse como tambem deu exemplos de que na fisica existem muitos (remendos) para que tudo continue como está! ( quem sabe o que se esconde por traz, não será uma nova regra que no futuro seja algo totalmente novo ou que virá contradizer o que existe hoje!
    Penso Logo Existo!
    Eu Não Acreditava em UFO ( até o dia em que vi, e com varias testemunhas, Depois desse dia eu sei que as Leis da Física estão erradas ou incompletas, ou ainda existe muitas outras coisas para serem vistas!
    Talvez Novas Formas De Energia!
    O SER Humano Pode ir mais Além! Num certo dia achou que podia ir além das cavernas!
    Num certo dia achou que podia ir além do mar!
    Num certo dia achou que podia ir alèm da atmosfera, no espaço!
    Num certo dia achou que podia ir a Lua!
    Num certo dia achou que podia ir a Marte!
    Num certo dia Eu digo! Eu Sei, Ou me calo para Sempre!
    Num certo dia Eu digo Eu fiz!
    Eu tenho MEDO! Pois a Humanidade Está no APICE de um Ciclo e com muito Poder Nas Mãos!
    E acredito que ainda falta bom senso!
    Meu nome (Paulo)(O meu acreditar!)(virou saber)
    Ainda não virou (dizer) ou (Provar)
    Na busca Aprendemos! (Evoluimos)
    O saber não Pesa! ( Más as vezes dói! )
    Grato pela Atenção!
    Tudo é Possível para quem crê. (atribuido a JC)

    ResponderExcluir
  8. Pesquizar de tudo um pouco!
    Uma vidente chamada Baba Vanga Pandeva disse:
    Mudaça nas leis da Fisica!

    2279 - Energia a partir do nada (provavelmente do vácuo ou buracos negros)

    Muitas Previsões dela se cumpriram, claramente.
    Energia a partir do Nada ! ( poderia ser um moto continuo altamente eficiente! ???

    A busca pelo Moto continuo é divertido! ( e se aprende muita coisa diferente dos livros )
    isso na pratica!

    Moto continuo ! No you Tube ta cheio de tentativas Muito interessantes e atuais
    Alguns motores de energia livre apresentado lá ( nos coloca a pensar ) ( aperfeiçoaram em muito o rendimento de certos motorex !

    ResponderExcluir
  9. nada nunca estara acabado, caso isto aconteça estaremos nos a um passo de acabarmos.

    ResponderExcluir
  10. estou tentado fazer um motoperpétuo usando dois ou tres esquemas na mesma roda, isso dobraria ou triplicaria a força. talvez a lei da termodinamica se aplique uma vez a cada rotação de um objeto, mas se usarmos 3 rotações no mesmo objeto, ou seja, 3 formas diferentes de criar movimento, isso ultrapassaria os limites dessa lei, já que no meu caso não é gerar energia mas movimento

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito como este assunto rendeu. é Sempre um tema apaixonante. Agradeço a todos pela colaboração. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  12. tenho o projeto do motor perpetuo.
    muitas textos terão que ser reescritos.

    ResponderExcluir